Aconteceu no último dia 23 de junho a etapa brasileira da Startup World Cup 2023, a maior competição de startups do mundo, promovida em mais de 60 países pela Pegasus Tech Ventures sediado no Vale do Silício.
A seletiva brasileira foi realizada durante o SciBiz 2023, maior evento de Inovação da USP que anualmente é realizado no INOVA USP e já está na 6ª edição. A missão deste encontro é integrar pesquisadores, empreendedores e investidores, acelerando e escalando o processo de transformação da invenção em inovação.
Este evento é coordenado pela AUSPIN (Agência USP de Inovação) e a FEAUSP,
10 startups brasileiras participaram desta seletiva e a empresa selecionada para representar o Brasil na Copa do Mundo foi a Colibri Interfaces e Tecnologia, empresa de Belo Horizonte/MG focada em acessibilidade, desenvolvedora de um mouse de cabeça vestível e sem fios, que torna possível o uso de celulares e computadores a pessoas com dificuldades no uso das mãos. Veja o vídeo do produto. A vencedora da etapa brasileira concorrerá no Vale do Silício, nos EUA, em novembro de 2023, a um investimento de US$ 1 milhão
“O Brasil tem uma enorme vocação para desenvolvimento de ciência. Através dessa iniciativa estamos levando as soluções tecnológicas para a vitrine mundial de inovação, e a visão de como trazer as tecnologias para o mercado consiste em uma decisão de como a USP pode redefinir o futuro de nossa sociedade!!”, explica Liliam Carrete, professora da USP e coordenadora da etapa Brasil da Startups World Cup.
E a Sempre FEA esteve também presente neste evento. Nossa presidente Claudia Lebre e nosso voluntário Milton Daré, fundador do FEA Angels, compuseram a banca avaliadora.
Esta iniciativa só foi possível graças à dedicação da profa. Dra. Liliam Carrete, que com o apoio da Sempre FEA teve seu projeto de Curso de Formação de Fundadores de Startups aprovado no nosso Edital de 2022. Este é um curso de extensão voltado para pesquisadores, cientistas e pós-graduandos que precisam de apoio para converter seu produto em plano de negócios efetivo que possa ser apresentado para potenciais investidores.
Dentro do apoio da Sempre FEA, além da realização deste curso também contribuímos com a permanência da profa. Dra. Liliam Carrete na Universidade de Berkeley no Vale do Silício, onde busca facilitar as conexões entre o ecossistema de empreendedorismo do vale do silício com empreendedores e investidores que atuam dentro do ambiente da USP.
“Para nós da Sempre FEA é um imenso prazer contribuir com essa importante iniciativa. Acreditamos muito no potencial transformador da Inovação na comunidade uspiana, e este projeto tem sido um modelo nesse sentido: É muito bem estruturado, focado em um público-alvo chave da USP e executado por uma equipe de professoras e professores da FEAUSP com anos de experiência em empreendedorismo. Também, através da rede de pessoas da Sempre FEA, conseguimos contribuir com FEANAS e FEANOS relevantes para o setor de empreendedorismo que puderam compartilhar suas experiências e conselhos para o grupo de participantes do curso”.
Marcelo Risso, Diretor de Projetos da Sempre FEA
É um prazer para a Sempre FEA apoiar projetos que buscam a inovação e englobar cada vez mais pessoas no mundo do empreendedorismo, estaremos torcendo pela equipe do Brasil na Copa do Mundo!